6 frases que você TEM que evitar para não ser etarista

Em uma sociedade que busca cada vez mais mecanismos para disfarçar o envelhecimento, o etarismo tem sido cada vez mais discutido. O termo surgiu em 1969, cunhado por Robert Butler. Mas, afinal, o que é etarismo? Em resumo, é o preconceito com base em estereótipos de idade. Mas isso não significa que apenas idosos sejam as vítimas desse tipo de preconceito, embora sejam as pessoas mais afetadas. Todo mundo em algum momento formou opiniões sobre uma pessoa levando em consideração a idade. De acordo com o relatório Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em 57 países, uma a cada duas pessoas já praticou ações discriminatórias por idade. Este tipo de discriminação tem consequências sérias como a piora na saúde mental e física, isolamento social, entre outros danos mais graves.

A realidade é que ninguém é jovem para sempre e o etarismo é tão naturalizado na sociedade, e com tão pouco questionamento, que todo mundo pode enfrentá-lo em algum momento da vida. Principalmente levando em consideração que a expectativa de vida. No Brasil, segundo a OMS, a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, e a expectativa de vida saudável, de 65 anos. Importante pensar que cada pessoa tem seu projeto de vida individual e não deve ser limitado pela idade. Por isso, separamos algumas frases etaristas que você não DEVE pronunciar jamais:

  1. Você não aparenta ter a idade que tem

Parece elogio, mas não é. Dá impressão de que é ruim envelhecer ou aparentar a idade que tem.

  • Você não tem mais idade para usar isso

Este aqui está quase sempre associado a roupas mais curtas, ou ditas joviais, mas existe idade limite para usar saias curtas, biquínis, shortinhos, bermudas ou tênis coloridos? Claro que não! Todas as pessoas têm direito de se vestir da forma que acharem melhor, não importa a idade que tenham.

  • Desculpa perguntar, mas quantos anos você tem?

Tudo bem que algumas pessoas não gostam que pergunte a idade, mas ver como algo ofensivo perguntar a idade é associar também envelhecer a algo negativo.

  • Não casou ainda com essa idade?

A sociedade impõe um prazo para mulheres, que elas devem casar e ter filhos até os 30 anos. Não levando em consideração que muitas mulheres não querem casar, não querem ter filhos e algumas desejam fazer isso depois dos 30, 40 ou 50 anos. Não existe prazo de validade e sim escolhas pessoais.

  • Você tem um coração jovem

Geralmente se quer dizer que é uma pessoa alegre, divertida, ágil, mas porque não dizer exatamente com essas palavras? Parece que essas qualidades são atribuídas apenas a pessoas jovens.

  • Ele (a) não entende dessas coisas, pois já está velho(a)

Não existe idade limite para ter novos interesses, ou para entender de algo considerado jovem. Pessoas mais velhas usam redes sociais, gostam de tecnologia, assim como pessoas jovens podem não se interessar por nada disso.

Compartilhe este post para que outras pessoas também acessem e debatam esse assunto.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



29 de março de 2023

0 respostas em "6 frases que você TEM que evitar para não ser etarista"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!