Como economizar dinheiro ganhando pouco? É mesmo possível?

Provavelmente, você conhece alguém que, mesmo com um salário mais baixo, consegue realizar diversos sonhos, como ter uma casa, um carro e viajar. Nesse caso, é comum se perguntar qual é a “mágica” que essa pessoa faz para fazer o dinheiro render, não é mesmo?

Porém, saiba que isso não é magia. Na verdade, é um resultado obtido a partir de uma série de hábitos que ajudam a poupar uma grana todos os meses para realizar diferentes objetivos. Mas afinal, como é possível economizar dinheiro ganhando pouco?

A boa notícia é que adquirir esses costumes pode ser bem menos complicado do que você imagina. Para isso, o primeiro passo é continuar a leitura deste post. Aqui, você conhecerá dicas incríveis para economizar, mesmo com salário baixo.

Vamos lá?

Por que é importante poupar dinheiro?

Muitas pessoas têm o pensamento de que só se vive uma vez e, por isso, gastam todo o seu dinheiro, sem ter uma reserva para as emergências. Também há quem não poupe para realizar os sonhos no futuro, fazendo dívidas para ter o que deseja agora.

Se você se encaixa em uma ou nas duas situações, pode estar se perguntando qual é o problema de agir dessa maneira. A verdade é que viver dessa forma pode causar uma instabilidade financeira e, consequentemente, o endividamento.

Esses problemas comprometem não só o seu padrão de vida, como a sua saúde física e mental. Isso ocorre porque a preocupação constante com as dívidas e a falta de dinheiro pode gerar até ansiedade e depressão.

Por essa razão, poupar dinheiro, mesmo que pouco, ajuda a manter uma reserva para os imprevistos, como uma urgência médica ou conserto do carro. Além disso, esse hábito contribui para manter uma saúde financeira mais saudável e para a realização dos seus sonhos!

Afinal, como economizar dinheiro ganhando pouco?

Após entender a importância de economizar dinheiro, é o momento de descobrir como fazer isso, mesmo ganhando pouco, certo? A seguir, você descobrirá os segredos de quem consegue fazer mais com o próprio dinheiro.

Confira!

Entenda sua situação atual

O primeiro passo para economizar dinheiro é entender a sua situação financeira atual. Infelizmente, muitas pessoas não sabem como andam as suas finanças e acabam se complicando com as contas. Então pegue lápis e papel ou abra uma planilha ou um aplicativo no computador e anote os seguintes dados:

  • saldo na conta;
  • dívidas vencidas, se houver;
  • parcelamentos no cartão de crédito e crediário;
  • financiamento de imóvel, automóvel e outros;
  • contas do dia a dia;
  • dinheiro previsto para entrar, entre outros.

Ao visualizar esses números, você pode entender se o dinheiro que você tem ou que vai entrar na sua conta é o suficiente para pagar as contas do mês e as dívidas. Ainda, é possível prever se as receitas futuras são suficientes para cobrir os parcelamentos e financiamentos.

Caso você entenda que poderá manter o equilíbrio nas contas, isso quer dizer que a sua situação é positiva. Contudo, se o resultado da análise diz que o saldo ficará no vermelho, é o momento de rever as suas finanças, combinado?

Elimine gastos desnecessários

Como você viu, se as suas contas não estiverem em equilíbrio, é importante revê-las. Nesse caso, é preciso fazer um diagnóstico de todos os seus gastos para saber quais deles poderão ser reduzidos, substituídos ou eliminados.

Por exemplo, se você paga diversas plataformas de streaming, que tal ficar somente com aquela que tem as suas séries e filmes preferidos?

Outra dica é alternar entre as assinaturas. Afinal, o cancelamento e a reativação das plataformas costumam ser bem fáceis de fazer e você economiza um bom dinheiro com essa prática. Também vale reavaliar outras compras e despesas recorrentes.

Defina seus objetivos financeiros

Após eliminar os seus gastos desnecessários, você deve definir os seus objetivos financeiros. Isso ajuda a entender quanto dinheiro é preciso economizar, além de ser uma motivação para não cair em tentação e comprar sem necessidade.

E se a sua intenção é investir o seu dinheiro, as metas definidas ajudam a fazer melhores escolhas nos investimentos. Interessante, não é?

Monte um planejamento mensal

O próximo passo é fazer um planejamento das finanças. Essa ferramenta serve como um guia para utilizar melhor o seu dinheiro e economizar.

Para montar o seu orçamento financeiro, coloque as seguintes informações em uma planilha:

  • gastos fixos: aqueles que não variam de um mês para o outro, como aluguel, internet, parcela do carro, assinaturas, mensalidade escolar e outros;
  • gastos semivariáveis: aqueles que você tem todos os meses, mas os valores se alteram conforme o consumo, como água, energia elétrica e compras de mercado;
  • gastos variáveis: aqueles que podem acontecer eventualmente, como roupas, passeios, presentes, viagens e outros;
  • receitas: aqui entram todos os valores que você ou a família ganha, como salário, recebimento de aluguéis, renda extra e outros ganhos.

Agora, você deve organizar as suas finanças de modo a conseguir pagar todas as contas e poupar. Aqui, uma dica é considerar o valor para economizar como se fosse um boleto para o futuro, sabe? Assim, ele se torna um compromisso, sendo mais fácil juntar dinheiro dessa forma do que ao esperar sobrar dinheiro no final do mês para guardar. Faz sentido, né?

Mantenha o controle financeiro

Após fazer o seu orçamento financeiro, é hora de colocar o plano em prática! Para isso, é essencial manter o controle das finanças, anotando todos os gastos realizados ao longo do mês.

Isso ajuda a entender se você está conseguindo seguir o planejamento ou se é preciso fazer ajustes na sua rotina. No começo, essa tarefa pode parecer trabalhosa, mas logo você se acostuma e vai fazer isso de forma automática.

Invista na educação financeira

O que muitas pessoas não sabem é que, salvo indivíduos em estado de vulnerabilidade social, economizar dinheiro depende mais da educação financeira do que do salário. Isso é verdade porque o conhecimento contribui para fazer melhores escolhas em relação às finanças.

Hoje em dia, você pode encontrar materiais de qualidade gratuitos na internet. Por essa razão, não há desculpas para não buscar o aprendizado sobre o tema, não é verdade? Com mais conhecimento, você saberá como usar o seu dinheiro de modo mais inteligente, podendo poupá-lo todos os meses.

Neste post, você descobriu a importância de poupar e como é possível economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco. Agora, basta seguir as dicas para juntar a sua grana para investir e realizar os seus sonhos.

Para se educar financeiramente, continue acompanhando o nosso blog. Aqui, você acessa conteúdos interessantes sobre finanças e investimentos!

“Fonte: Como Investir/Anbima

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



25 de janeiro de 2023

0 respostas em "Como economizar dinheiro ganhando pouco? É mesmo possível?"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!