Como Marie Kondo pode ajudar você a ganhar dinheiro?

O método de organização da casa de Marie Kondo, uma simpática japonesa que escreveu best-sellers globais sobre o tema, virou série (em que Marie visita famílias cheias de bagunça) e vem ensinando um monte de gente.


O ponto central da sua técnica é simples: o que não serve mais ou já não traz felicidade, pode ser tranquilamente tirado de cena.  Mas “tirar de cena” nem sempre significa jogar no lixo. Se certos objetos já não servem para você, eles ainda podem ter muito valor para outras pessoas. 

Então que tal aproveitar os ensinamentos de Marie Kondo para redescobrir os tesouros escondidos no seu armário – e até ganhar um dinheirinho com eles?

Seu guarda-roupas certamente esconde algumas calças que deixaram de caber, blusas que saíram de moda, lençóis que já não combinam com a decoração do quarto. Mas também devem estar lá camisas que você já havia esquecido que existiam ou objetos que, se forem consertados, continuam servindo perfeitamente bem. Certamente há o que voltar a usar, o que doar e o que vender.

Tire o dia para ser Marie Kondo e confira aqui dicas de como ganhar dinheiro com esse processo.

Desapegue

Mas desapegue mesmo. Não deixe nenhum cantinho esquecido. Tire tudo de dentro dos armários e avalie criteriosamente o que merece ou não continuar em casa. Na hora de separar as roupas, Marie costuma sugerir que se comece fazendo uma enorme pilha com todas as peças da casa. Isso dá uma noção mais clara do que você realmente tem – e costuma ser um exercício assustador. Olhe peça por peça e separe as que gostaria de passar adiante.

Avalie

Aproveite para avaliar não apenas do que você pode se desfazer, mas também o que seus armários dizem sobre seu estilo de vida. Não seria o caso de refletir mais seriamente sobre o que você realmente precisa comprar? Sobre o que é necessidade e o que é desejo? Sobre ser e ter? A arrumação pode proporcionar essa oportunidade para você.

Reutilize

Dê visibilidade para os itens que, embora estivessem esquecidos, ainda sejam importantes ou úteis para você. Isso porque eles provavelmente foram esquecidos exatamente por estarem escondidos no fundo do armário. Lave e conserte as peças, se for preciso, e guarde-as nas prateleiras mais acessíveis, na linha do seu olhar. E não esqueça mais de usá-las.

Separe

Sobre os itens que você pode passar adiante, faça uma segunda divisão. O que estiver em melhor estado ou puder interessar a outras pessoas pode ser separado. Objetos e roupas já mais usado, mas ainda em bom estado, podem ser destinados para doação. Procure instituições filantrópicas de confiança para dar um destino para isso. Se você não conhecer nenhuma, há opções para fazer doações desse tipo online. Existem grupos de desapego em redes sociais e também grupos que reúnem instituições filantrópicas em aplicativos de troca de mensagem.

Venda

Com as peças nas mãos, comece a estudar maneiras de vendê-las para fazer dinheiro. Se tiver uma quantidade grande e um bom grupo de amigos, uma opção é organizar um encontro – um café ou um happy hour em casa, por exemplo, para apresentar o que você tem para vender. Outra alternativa é vender as peças pela internet. Há sites especializados na venda de objetos usados, como Enjoei ou Mercado Livre. Existem também grupos voltados para esse tipo de atividade nas redes sociais. Para conseguir mais resultados, capriche nas fotos das peças. E leia atentamente os termos de uso dos sites, para entender os detalhes dos negócios, e em especial, as formas de pagamento.

Fonte: Como Investir/ Anbima

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



14 de março de 2023

0 respostas em "Como Marie Kondo pode ajudar você a ganhar dinheiro?"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!