Consumo consciente e educação financeira

Primeiramente, o consumo excessivo pode ter um impacto inclusive na sua saúde mental, pois o endividamento muitas vezes é causa de estresse. Muita gente vai te dizer que consumo consciente é não comprar ou comprar apenas quando realmente precisar, mas isso não é consumo consciente.

Consumo consciente é quando você passa a ter o entendimento de que uma determinada compra faz sentido ou não dentro do seu orçamento, se tem ou não um impacto negativo ou vai gerar uma dívida que você não vai ter condição de pagar futuramente. Para ter um consumo consciente, ou consumo mais organizado, você não precisa parar de consumir “coisas”, gastar com lazer. Não é sobre isso. É sobre não consumir de forma impulsiva.

Então quais são as estratégias que você pode adotar para ter um consumo mais consciente? Primeiro: pensar qual o impacto financeiro que os seus gastos ou seu tipo de consumo estão te causando. Uma dica simples, mas que tem um efeito preciso, é fazer listas: lista de supermercado apenas com aquilo que você pretende comprar, seja de extrema necessidade ou não, pois ao fazer isso é possível visualizar e refletir sobre a utilidade que terão as suas compras. Claro, fazer a lista e colocar uma estimativa do que se pode gastar de acordo com os seus gastos fixos (por exemplo, luz, telefone e parcelas de compras em aberto). Também é preciso ter cuidado com as promoções. Por exemplo, você tem 5 quilos de arroz em casa e quando vai ao supermercado e o arroz está em promoção você decide levar mais 10 kg para aproveitar o preço. É realmente necessário aproveitar essa promoção?

Neste caso, a estratégia é pensar sempre em como cada compra irá lhe beneficiar, seja ela uma compra necessária ou algo mais supérfluo.

E aí, gostou da nossa dica de hoje? Compartilhe o conteúdo em suas redes. Semana que vem tem mais!

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



30 de maio de 2023

0 respostas em "Consumo consciente e educação financeira"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!