Organização financeira para quem vai morar sozinho

Você resolveu morar sozinho, começa aquele misto de sentimentos a alegria por estar adquirindo independência e o medo por dar esse passo. Provavelmente, você já pensa nisso a um bom tempo, mas agora é real, vai acontecer! É um passo importante, dá aquela sensação de vida de adulto, mas como tudo na vida requer planejamento, primordialmente o financeiro. Vamos elencar algumas coisas que você precisa pensar antes de ir morar sozinho:

  1. Planejamento – Primeiro, quais os custos que vai ter com essa nova moradia? Para onde você vai? Quais são as possibilidades? Enfrentamos alguns dilemas, às vezes o salário não é o suficiente e você tem que pensar em outras possibilidades como dividir um apartamento com outra pessoas para dividir as despesas da moradia.
  •  Renda – O principal ponto a ser levado em consideração é o valor da sua renda mensal e se você já tem algum custo fixo com esse salário (mensalidade de faculdade, despesas com tratamento médico, terapia etc.), pois precisa pensar que você vai ter os custos da moradia e continuará tendo seus custos fixos pessoais.
  • Analisar os cenários – Então, é importante colocar essas duas contas na balança e a partir disso analisando o cenário. “Com o que tenho para onde consigo me mudar? Qual bairro? Casa ou apartamento? Local grande ou pequeno? Novamente, são muitos questionamentos, mas são essenciais para você se organizar.
  • Os custos – Faça uma pesquisa sobre o valor da luz, internet, água, condomínio se for caso, gastos com comida, porque essas serão suas contas fixas quando for morar sozinho. Também importante pensar na mobília da casa se você tiver que mobiliar essa casa do zero, quais são os moveis e eletros essenciais que você terá que adquirir? Neste caso também faça uma pesquisa para ter uma noção de quanto será esse investimento. Existe a opção de alugar um apartamento ou casa já mobiliada, ou até se procura comprar uma casa que já venha com a mobília. Importante entender os custos de ter uma casa seja comprada ou alugada nessas condições.

Pontuar todas essas questões pode parecer desencorajador, mas pensa em ir morar sozinha, mas não pensa no grau de investimento, pode fazer você passar por alguns perrengues. Então, você tem que visualizar em quanto tempo pretende se mudar e comece a comprar coisas, ou se não se encaixa no seu orçamento pensar na possibilidade de dividir com alguém, ou procurar um lugar mais barato. Hoje em dia com o auxílio da internet é possível fazer essa pesquisa de custo de maneira mais simples.  Se planeje, vá firme nessa nova etapa da sua vida e tudo dará certo.

Esse conteúdo te ajudou? Comente e sempre vamos trazer dicas e novidade aqui.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



13 de janeiro de 2023

0 respostas em "Organização financeira para quem vai morar sozinho"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!