Você já estruturou sua reserva de caixa?

Você tem uma reserva de caixa? Ainda não? Então leia este texto até o final para entender porque é importante ter uma para aproveitar oportunidades financeiras e obter ganhos exponenciais no seu patrimônio.

Em um cenário de crise, como a que estamos enfrentando atualmente diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, é claro que todos querem que as coisas se estabilizem o quanto antes. Crises não são boas, geram transtornos econômicos, emocionais, sociais e familiares. Apesar disso, há lições e oportunidades que podemos tirar delas, inclusive para estarmos mais prevenidos quando outras acontecerem e passarmos pelas dificuldades com mais segurança, reduzindo possíveis danos. Uma dessas maneiras, recomendada por muitos investidores e especialistas em investimentos, é manter uma reserva de caixa (ou reserva de oportunidade, como chamam alguns investidores). Vamos falar mais sobre ela a partir de agora!

Imagine que você tenha a oportunidade de adquirir um bem que está com desconto, mas cuja qualidade você conhece e confia. O ideal é estar financeiramente preparado para quando essa oportunidade aparecer, certo? Para fazer isso, você precisa ter o dinheiro guardado, mantido exclusivamente para essa finalidade. No mundo dos investimentos, o raciocínio é o mesmo.

Com uma reserva de caixa constituída você poderá investir e aproveitará da valorização posterior dos ativos ao longo tempo. Isso porque, quanto mais barato você pagar, maiores serão as chances de valorização dos ativos. É claro que, no mercado de ações, por exemplo, você precisa analisar as empresas antes de investir, e colocar seu dinheiro naquelas em que você acredita e confia. Na previdência complementar fechada, a lógica é semelhante com o preço das cotas dos fundos dos planos de benefícios. Só que no plano de previdência oferecido pela sua empresa você não precisa se preocupar tanto com isso, pois as entidades possuem especialistas em investimentos habilitados e capacitados para atingirem os melhores resultados para você.

Assim, a reserva de caixa poderá servir para você investir no seu plano quando o preço das cotas estiver mais baixo. Você pode fazer isso porque na previdência complementar, além de manter suas contribuições mensais, você pode fazer contribuições esporádicas, suplementares ou extraordinárias (o nome varia de acordo com a entidade de previdência), e é nesse momento que a sua reserva de oportunidade irá se mostrar interessante.

Mas onde devo guardar a minha reserva de caixa? Embaixo da cama? Na poupança? Negativo!

Você precisa se atentar a duas coisas principais. A primeira é investir o dinheiro em um investimento que tenha liquidez imediata, ou seja, que você possa sacar praticamente na hora em que precisar. A segunda, mas não menos importante, é que esse investimento renda, pelo menos, 100% do CDI, assim você ainda obterá um rendimento razoável enquanto a oportunidade não aparece. Ah, lembrando que os planos de previdência complementar buscam rentabilidades superiores ao CDI.

E aí, bora começar a criar essa reserva?

Fonte: Programa A Escolha Certa

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



9 de novembro de 2021
© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!