5 filmes sobre finanças e investimentos

Os filmes podem divertir, emocionar, inspirar, informar e nos ensinar. Já parou pra pensar em quantas perspectivas diferentes uma boa história nos apresenta?

Separamos cinco dicas de filmes que falam sobre mercado financeiro e finanças:

  1. A Fraude (Rogue Trader)

O filme de 1999 traz o ator Ewan McGregor como um funcionário do Barings Bank. Ele começa como escriturário, mas tem ambição e deseja subir na carreira. Até se tornar corretor da bolsa da empresa em Singapura.

Ele precisava montar operações no mercado futuro e opções. O seu primeiro ano é excepcional, com ótimos ganhos, se não fosse por um detalhe: ele agiu ilegalmente em diversas situações e escondeu perdas sofridas em uma conta da empresa.

Por isso, começa uma “bola de neve” de perdas que traz consequências catastróficas. O filme mostra como é importante seguir regras, ser transparente e acompanhar tudo de perto.

  1. Wall Street: Poder e Cobiça

A produção de 1987 traz Michael Douglas (Gordon Gekko) e Charlie Sheen (Bud Fox) como protagonistas e mostra os bastidores da bolsa de valores de Nova York, um universo que pode ser cercado de ganância, poder e frieza.

Fox tem Gekko como um grande ídolo. Porém, ele percebe que muitas companhias querem apenas lucrar, mesmo que isso traga perdas aos investidores.

Como o filme mostra, é preciso ter cuidado no mundo dos negócios e não se deixar levar por atitudes e momentos que serão prejudiciais no futuro.

  1. O Lobo de Wall Street

Um dos trabalhos mais recentes sobre mercado financeiro, o filme de 2013 traz Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort, um corretor de títulos que realmente existiu.

A trama explica como Belfort usou brechas do sistema para enriquecer e fazer a sua própria companhia virar uma gigante do setor. Entretanto, o envolvimento com esquemas ilegais, fraudes e a rotina regada a festas e gastos fizeram com que o destino do executivo não fosse dos melhores. Um filme imperdível!

  1. À Procura da Felicidade

A produção de 2007 conta a história real de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Ele é um pai de família que se vê em uma péssima situação: separado, sem dinheiro, com um filho pequeno e sem fonte de renda.

Depois de fracassar como vendedor, ele consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações. E, em paralelo aos problemas financeiros, ele mantém a esperança de que poderá ser efetivado na companhia e, com isso, ter um futuro de sucesso.

Por ser inspirada em fatos reais, a trama se relaciona diretamente com o que é vivenciado por muitos profissionais altamente capacitados, ou com grande potencial, que encontram dificuldade para se destacar no mercado.

Uma aula de persistência e de como ser inteligente dentro do universo comercial, mesmo com vários obstáculos.

  1. A Grande Aposta

Vencedor do Oscar 2016 de melhor roteiro adaptado, o filme traz Brad Pitt, Steve Carell, Christian Bale e Ryan Gosling como agentes financeiros que, de formas diferentes, antecipam-se à crise de 2008.

Todos apostam que a “bolha imobiliária” vai estourar a qualquer momento, e assim, começam uma verdadeira saga para entender como isso acontecerá e como eles podem faturar em cima disso.

Um dos grandes trunfos da produção é explicar o “economês” de um jeito divertido e bem didático. É um daqueles filmes essenciais para quem ama o assunto.

Fonte: A Escolha Certa

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



3 de junho de 2022

3 respostas em "5 filmes sobre finanças e investimentos"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!