Começando o ano com o pé direito nas finanças

Começando o ano com o pé direito nas finanças


Se você está se perguntando se existe alguma fórmula especial ou se vou lhe passar algum tipo de mágica, infelizmente vou ter que te desapontar… a palavra estratégica para começar o ano com tudo EM DIA, literalmente, é PLANEJAMENTO. Sei que ao ler é fácil imaginar uma estrutura de contas, dívidas e pagamentos estabelecidos em tabelas, mas na prática não funciona bem assim, não é? Por isso, vamos tentar tratar do assunto da maneira mais prática possível para que todos possam começar 2022 literalmente com o pé direito e as finanças cabendo no bolso.

Falando em planejamento, vamos entender melhor qual a importância de fazer um orçamento anual, afinal, tudo gira em torno de um calendário e se alguma coisa ou imprevisto nos pega de surpresa e não tempos um planejamento estratégico, nosso orçamento pode desaparecer e se transformar em dívidas em segundos.

O que é um planejamento financeiro?


Nada mais é do que saber o quanto se ganha e se gasta, sendo bem realista, e colocando no papel todas as suas receitas, seus gastos, metas financeiras, possíveis imprevistos que possam surgir, listar suas dívidas (lembre de sempre tentar renegociar elas), preparar uma reserva de emergência e principalmente se programar para nunca parar no vermelho ou ultrapassar limites de cartões e cheques especiais. Tanto o cheque especial quanto o cartão de crédito não fazem parte do seu salário. Após mapear todas essas variáveis, é recomendado realizar um orçamento anual!

Fazendo tudo isso, você terá uma vida muito mais segura e sem possíveis dores de cabeça ou surpresas desagradáveis. Ah, e muito importante, especialistas em educação financeira e finanças pessoais recomendam que, pelo menos, 10% de toda sua renda seja investida ou guardada para a sua aposentadoria.

O Programa A Escolha Certa desenvolveu um simulador que vai lhe ajudar a elaborar um bom planejamento financeiro. Para acessá-lo, é só clicar aqui. Caso você use uma planilha ou um APP para realizar um planejamento financeiro, não se esqueça de estipular um percentual de renda para aposentadoria.

Acompanha o Programa A Escolha Certa no Instagram e no Facebook.

Fonte: Programa A Escolha Certa

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



14 de janeiro de 2022

0 respostas em "Começando o ano com o pé direito nas finanças"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!